quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MÉDICOS - ONTEM E HOJE


Acima o Dr. Otacílio Lyra ao lado do Capitão Segundo.

Abaixo o Dr. Humberto Fassanaro.

É com muita honra que faço um pequeno comentário sobre esses dois médicos que Nova Cruz jamais esquecerá. Dois médicos que não dispunham de equipamentos sofisticados para o exercício de suas profissões. Ambos usavam o AMOR acima do DINHEIRO para tratar seus pacientes. Os dois eram de uma competência fora do comum, onde seus pacientes eram a prioridade. Esses homens foram responsáveis pela vida de meu irmão EDMAR VIANA que teve uma artéria cortada num pé por uma garrafa de vidro quebrada. Lutaram, mas conseguiram, sem os equipamentos hoje usados. Fui também tratado pelos dois que resolveram meus problemas na época. Eram médicos que examinavam seus pacientes com PACIÊNCIA até descobrirem o problema e encontrar a solução, sem a necessidade de tantos exames e radiografias hoje usados por todos o médicos de 5ª categoria. Não há palavras para descrever o significado desses médicos para a população de Nova Cruz. Como não vou conseguir relatar aqui cada problema que os dois enfrentaram na tentativa de salvar vidas, apenas digo que muitas foram salvas por eles e todos sabem disso. Esses eram MÉDICOS de Verdade.


Hoje, com mais de 40 anos depois, a tecnologia da medicina muito aumentou, em seus sofisticados equipamentos, que terminam não servindo pra muita coisa. O nível do conhecimento médico está cada dia mais baixo. A grande maioria dos médicos, nada sabe. Cada um só entende de sua especialidade e muito mal. Quase todos têm a mania de encaminhar um paciente para outro especialista simplesmente porque ele não sabe do problema. O que recebe, encaminha pra um outro. Desde 2002 que estou em tratamento e minha vida tem sido comprovar o que estou dizendo. Hoje sei ler os resultados de um exame mais do que alguns médicos que consultei. Consultas não duram mais que 10 minutos e você sai do consultório pior do que entrou. Agora, pegar um receituário e fazer uma listinha de medicamentos caríssimos, todos sabem. É claro que existem EXCEÇÕES. Hoje eu classifico os médicos em dois tipos: 1 - Os médicos BONS, que escutam sua história e procuram junto com você encontrar uma solução e medicar apenas o necessário, e pedindo que você informe o andamento do tratamento. 2 - São os médicos BUCETAS, que mal olham pra sua cara, pouco se interessam pelo seu problema e quanto mais rápido você sair da sala, melhor pra eles. Esses são a GRANDE MAIORIA. E, se me encherem o saco, eu divulgo aqui o nome de todos esses SAFADOS, independente das consequências que virão contra mim. Esse tipo de gente é fácil de encontrar no Hospital do Coração, na Casa de Saúde São Lucas, na Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel (o pior de todos) e em quase todos os consultórios e clínicas de Natal. Se alguém se doer com isso, pergunta que eu respondo.

Que saudades de Dr. Otacílio e de Dr. Humberto!

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr.Humberto Fassanaro e Dr.Otacílio da Costa Lira, prestaram relevantes serviços ao povo de Nova Cruz e, por outro lado, foram professores e grandes desportitas. Abraão, valeu a homenagem, eles merecem, mas merecem mesmo.