segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ABRAÃO - INFÂNCIA E JUVENTUDE 4

ANTONIO DE MELO NETO, conhecido como TOTA DE JOÃO PAULO era um dos nossos amigos de Infância e Juventude. Era uma boa pessoa, até pela sua família bem sucedida, irmão do hoje grande médico JAIME CÉZAR. O TOTA só tinha um defeito. E que defeito, hein? Gostava de agredir sem motivos os amigos mais fracos fisicamente, como Eu, meu irmão Lúcio e outros. Vez por outra eu levava um contrapasso de Tota, assim como o meu irmão também. Um dia, pra ser mais exato, em 31 de dezembro de 1965, em frente à Prefeitura, onde se armava aqueles parques com aquelas canoas ridículos e sem controle, o Tota implicou comigo e depois com meu irmão. Chamei Lúcio em particular e disse o seguinte: "Lúcio, já que a gente vive apanhando mesmo, uma surra a mais ou a menos, não vai fazer diferença. Só que dessa vez nós vamos apanhar juntos. Vamos atrás dele e eu vou insultá-lo e você fica por trás dele pra me ajudar." Quando eu o encontrei junto dessas canoas do parque, eu já fui convidando Tota para me bater. Ele não pensou duas vezes e já veio pra cima. O terreno que ficava junto à linha do trem era inclinado e eu achei melhor ficar na parte mais elevada. O que ele não esperava, é que dei-lhe o bofete no meio da cara e de complemento um chute na barriga. Quando ele caiu pra trás, Lúcio o agarrou pelo pescoço. Como Tota era mais forte, os dois caíram no chão. Com ele deitado eu peguei um paralelepípedo pra estourar a cabeça dele. Mas antes que eu jogasse, alguém maior que eu conseguiu impedir. Depois desse dia, Tota sempre que cruzava comigo ou com meu irmão, evitava um encontro. Se um não pode vencer, dois podem. Tive um encontro com Tota e João Paulo em 1985 na Agência da Caixa em Pedro Velho. Falamos nesse assunto da briga e rimos um bocado. Coisas de Criança.

Nenhum comentário: