quinta-feira, 2 de julho de 2009

ASSÚ - RN

ASSÚ - HISTÓRIA
Assú é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Microrregião do Vale do Açu, que está na Mesorregião do Oeste Potiguar e no Pólo Costa Branca a 210 km da capital do estado, Natal. Tem aproximadamente 52.824 habitantes (de acordo com estimativa do IBGE para 2008), sendo aproximadamente 38 mil na cidade e cerca de 14 mil nas comunidades rurais do município. A área territorial do município é de 1.292 km².

Até meados do séculos XVIII, a terra rica em lavoura e pecuária do vale do rio Açu era habitada pelos janduís, nome do chefe indígena que se estendeu à tribo. Nessa época, o homem branco já havia começado a explorar os potenciais da região, gerando amplo conflito de interesses com os índios. O homem branco partia para a criação bovina, enquanto os janduís consideravam legítima a caça ao gado.
Devido à intensidade das lutas entre brancos e índios, um grande conflito, conhecido como a guerra dos Bárbaros, marcou a década compreendida entre 1687 a 1697.
Em 1696, Bernardo Vieira de Melo, então Governador da Capitania do Rio Grande do Norte, colocou-se à frente de uma pequena expedição e fundou à margem esquerda do Rio Açu (ou Piranha) o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto de reforço para a conquista do sertão. Bernardo Vieira instalou-se com seus soldados no novo arraial, iniciando o aldeamento dos índios e assegurando o estabelecimento dos colonos. Surgiu daí o povoado conhecido como povoação de São João Batista da Ribeira do Céu.
A pecuária pode retomar seu crescimento ao final dos conflitos, desenvolvendo-se rapidamente e tornando-se importante atividade econômica. Nesse período, as oficinas de carne seca e a indústria de extração da cera de carnaúba representavam a base da economia da região.
O município foi criado por Ordem Régia em 22 de julho de 1766. Inicialmente foi denominado de Vila Nova da Princesa, em homenagem à princesa Dona Carlota Joaquina de Bourbon, que se casou com D. João VI em abril de 1785.
A Lei provincial nº 124, de 16 de outubro de 1845, concedeu à Vila Nova da Princesa foros de cidade com o nome de Açu. O nome Açu tem origem na "Taba-açu" (Aldeia Grande), uma área de agrupamento de índios guerreiros da região.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Assú - RN

3 comentários:

Unknown disse...

Não vi nenhum foto da "Adega da Ponte", local onde ocorreu uma farra sensacional com muita gente (irmãos, mulher, filhos, cunhados) por ocasião do batizado de Lina (que não ocorreu).

Lina disse...

Bem lembrando por tio, pois vi todas as fotos de Assu (anted de ser publicada a segunda remessa de fotos) e nem tinha me lembrando da Adega da Ponte, lembrei do CNSV e da casa de vovô.

ABRAÃO LINCOLN disse...

Para Lúcio Flávio e Lina
Agora já tem o Educandário N. Sra. das Vitórias (que está evoluindo) e a Adega da Ponte (que está em decadência)